IRAS Hits Agita a 3ª Campanha de Lavagem das Mãos

IRAS Hits Agita a 3ª Campanha de Lavagem das Mãos

Aconteceu na tarde de hoje a 3ª Campanha de Lavagem das Mãos promovida pelo Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde – SCIRAS, em comemoração ao Dia Mundial de Lavagem das Mãos. O objetivo foi conscientizar sobre a importância da prática no controle de infecções hospitalares.

No dia 15 de outubro comemora-se o Dia Mundial de Lavagem das Mãos, com a finalidade de incentivar as instituições de saúde a promoverem campanhas de lavagem das mãos com o intuito de diminuir o número de doenças causadas por infecções.

O infectologista, Victor Guilherme Maluf Curi, realizou a abertura do evento e afirmou que as mãos são as principais ferramentas dos profissionais que atuam na saúde, pois é por meio delas que executam suas atividades. “A segurança dos pacientes depende correta higienização das mãos, tornando a prática essencial para a prevenção de infecções.”, afirma.

Durante o evento, a enfermeira Patrícia Martins Ribeiro Machado ministrou a palestra “Higienização das Mãos: Por que é Importante?” De acordo com ela, é necessário construir uma cultura em que os profissionais compartilhem de práticas, valores e comportamentos de redução de danos para criar um ambiente que proporcione a segurança do paciente e envolvidos. “Se cada um aqui presente entender o impacto que essa prática pode causar e fizer a sua parte, conquistamos mais um objetivo”, finaliza.

Segundo a enfermeira, o controle de infecções é fundamental para a melhoria da qualidade no atendimento e na assistência ao paciente. “São inúmeras as vantagens dessas práticas, desde a redução da morbidade e da mortalidade até a diminuição de custos associados ao tratamento dos quadros infecciosos”, conclui.

O enfermeiro e responsável técnico pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar – SCIH, Gilmar Ferreira, explicou sobre o tema escolhido para a campanha: “Hoje trouxemos algo diferente, onde podemos mostrar que em todos os momentos devemos nos conscientizar sobre a importância de higienizar as mãos, até mesmo nas baladas”.