Jornal de Uberaba: Abertura oficial do Novembro Azul movimenta o Hélio Angotti

Médico urologista oncológico, Luciano Cartafina falou da importância da prevenção – Foto: Divulgação

A manhã de ontem foi diferente para quem estava no Hélio Angotti para a abertura oficial da programação do Novembro Azul que atraiu muita gente na recepção do hospital ao som de boa música do grupo Projeto ao Cubo.

O presidente do hospital, o mastologista, Délcio Scandiuzzi, abriu a solenidade e destacou a importância da campanha e como as mulheres podem motivar os homens a se cuidarem melhor. “E quando a gente fala em próstata, não é só o câncer em si, a saúde da próstata é muito importante para o homem, para sua qualidade de vida”, destacou.

Na sequência, o médico urologista oncológico, Luciano Cartafina, trouxe informações como o fato de 98% dos cânceres descobertos ainda dentro da próstata terem cura. “Hoje temos recursos que proporcionam melhores condições ao paciente, para que ele se recupere plenamente. Se diagnosticado no início, o câncer de próstata pode ser combatido com cirurgia, com radioterapia”, frisou o médico.

Logo após, o Projeto ao Cubo se apresentou deixando a manhã para os pacientes, colaboradores, parceiros, apoiadores, corpo clínico e comunidade, um pouco mais leve e divertida. Os presentes ganharam laço azul, símbolo da campanha e folders com dicas de prevenção.

Mutirões – O hospital Hélio Angotti irá realizar em todos os sábados de novembro (9, 16, 23 e 30) coleta de PSA e exames de toque retal, em pacientes que tenham feito o agendamento prévio, munidos de cópias de CPF, RG, cartão do SUS e comprovante de endereço. O agendamento deve ser feito em qualquer unidade de saúde da cidade e estarão disponíveis dois mil exames, sendo mais de 350 agendados até ontem. E vale lembrar que o público alvo da campanha são homens acima dos 50 anos, com 45 anos de raça negra que realizam anualmente os exames ou que já tenham histórico familiar da doença.