Primeiro Sábado de Mutirão da Prevenção tem 500 Agendamentos

Primeiro Sábado de Mutirão da Prevenção tem 500 Agendamentos

A busca por prevenção do câncer de próstata levou centenas de homens ao Hospital Hélio Angotti na manhã deste sábado. O primeiro dia do mutirão do Novembro Azul foi bastante movimentado e um retrato de como a preocupação com a saúde tem sido maior do que o preconceito.


Logo no hall de entrada do hospital, a música do cantor Matheus Ferreira, acompanhado do irmão Lucas, dava as boas-vindas. Depois de distribuídas senhas, os pacientes eram encaminhados ao Cenpre (Centro de Prevenção ao Câncer da Mulher), no prédio em frente, para coleta de sangue e PSA.

Na sequência, todos seguiam para o ambulatório, onde cinco médicos os recebiam para o exame de toque retal. Entre eles, o médico urologista Luciano Cartafina, que fez questão de ressaltar a importância do diagnóstico precoce. “É importantíssimo dizer que o câncer de próstata não dá sintomas. E quando diagnosticado ainda dentro da próstata, tem 98% de chance de cura”, afirmou.

Vários homens fizeram questão de comentar a importância da prevenção, como Joel Ferreira, de 53 anos, que é Técnico em Segurança do Trabalho. “A gente tem que cuidar da saúde sempre, é o terceiro ano que estou aqui”, disse ele. E muitas mulheres acompanharam os maridos neste dia, uma delas a dona Dagmar que fez questão de estar com o companheiro, Eurípedes Barsanulfo, de 71 anos. “Eu só tenho que ser grato a ela por sempre me estimular a estar aqui”, comentou orgulhoso.

Estudantes da Liga Acadêmica de Cirurgia Geral da UFTM também estiveram presentes e conversaram com os homens para descobrir o perfil de quem procurou o mutirão e falar sobre a importância da campanha.

A coordenadora de campanhas do Hélio Angotti, Sandra Mara Vieira, reforçou que o mutirão vai acontecer nos próximos três sábados (16, 23 e 30/11) e que é preciso agendar previamente numa unidade de saúde. E agradeceu aos parceiros que ajudaram para que o primeiro dia de mutirão fosse um sucesso: Secretaria Municipal de Saúde, o cantor Matheus Ferreira, Lamel, Unimed e aos voluntários da Vencer que, como sempre, ofereceram um lanche especial para os pacientes.