HÉLIO ANGOTTI TRANSMITIU WEBAULA SOBRE CORONAVÍRUS PARA COLABORADORES

Uma preocupação atual e mundial está relacionada com o novo vírus, Coronavírus (n-COV) com índices de aumento e risco de pandemia. Visando maiores informações sobre controle, diagnóstico, prevenção e tratamento, aconteceu na manhã de ontem, uma webaula para os colaboradores do hospital Hélio Angotti pelo Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da UFMG -BH. O médico infectologista e professor associado do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina, Unaí Tupinambás, foi quem ministrou a aula.

Além de mostrar uma linha do tempo do n-COV, o professor detalhou o surgimento dos primeiros casos na China, no final de dezembro do ano passado; comparou com outros casos de Coronavírus que já tiveram epidemias em 2002 e 2012 e detalhou quais são os critérios clínicos e epidemiológicos que deverão ser avaliados para acolhimento de casos suspeitos. “Febre e sintomas respiratórios como falta de ar e tosse, associados ao quadro de, nos últimos 14 dias, histórico de viagem à China ou contato próximo com caso suspeito do vírus ou com caso confirmado em laboratório para 2019-nCOV, são situações que merecem toda atenção por parte dos profissionais da saúde”, ressaltou Tupinambás.

Dados apresentados por ele no momento da webaula revelaram que já são quase 7.800 casos do Novo Coronavírus registrados, com 170 mortos. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, até ontem, nove casos suspeitos estão sendo monitorados.

A iniciativa de trazer informações sobre o Novo Coronavírus para os colaboradores do HHA partiu do NEP – Núcleo de Educação Permanente.