ACREDITAR PODE MUDAR SUAS CRENÇAS

ACREDITAR PODE MUDAR SUAS CRENÇAS

Momentos de reflexão e de muita emoção. Assim foi a tarde da última quinta-feira (27) no Hospital Hélio Angotti, em Uberaba, com a palestra “O poder influenciador das crenças na felicidade”. Cerca de cem pessoas acompanharam o evento.
O mastologista Cléber Sérgio da Silva trouxe ao público, formado por colaboradores, pacientes, acompanhantes e amigos, definições importantes sobre crenças, como elas são formadas e de que maneira podemos mudar aquelas que nos limitam em nossas vidas. Segundo ele, “nascemos como uma folha em branco, mas ao longo da vida, especialmente até os 12 anos de idade, recebemos informações que vão nos formar enquanto pessoas. E é aí que são formadas nossas crenças. Crenças são formadas por repetição”. Daí, também segundo ele, a importância do que se tem passado, em termos de informações, exemplos e atitudes, para as crianças.
O médico explicou ainda os caminhos que tem levado tantas pessoas a fazerem parte de uma estatística assustadora. Atualmente, 42% dos medicamentos vendidos no mundo, são antidepressivos. “Nunca se viu tantas pessoas tristes como hoje em dia”, ressaltou Cléber. Ele acrescentou que é preciso entender que as emoções nos movem. “O que me impulsiona é o que eu sinto, não o que eu sei”.
Na palestra falou-se também sobre o poder da empatia, a importância do desenvolvimento do lado esquerdo do cérebro, ligado às emoções, e trouxe aspectos pessoais à tona para mostrar, com sua história de vida, que é possível mudar. “Quantas vezes subimos montanhas erradas na vida? Construímos coisas que não nos preenchem e aí vem o vazio existencial, construímos crenças que nos levam à auto sabotagem e pensamos não merecer o que temos”.
Para finalizar, Cléber Sérgio disse que sempre é tempo de mudar. “O seu mundo muda quando você muda. Felicidade não é a meta, é o caminho. E abundância é a alegria interior. Se for preciso, peça ajuda, faça terapia, coloque no papel o que você quer pra sua vida. Pergunte-se: o que eu quero de mim? Inverta a pirâmide. Descubra que o SER é muito mais importante do que o TER. E, assim, vai ser mais fácil reconstruir sua vida. O que passou, já era, passou. Viva o seu presente e redefina seu futuro”, finalizou.