COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DO HÉLIO ANGOTTI TEM REGIMENTO APROVADO

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DO HÉLIO ANGOTTI TEM REGIMENTO APROVADO

A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – Conep, informou ao Hospital Hélio Angotti, no mês passado, que foi aprovado o registro inicial do Comitê de Ética em Pesquisa – CEP de nossa instituição. A notícia foi recebida com entusiasmo pois, a partir de agora, diversas ações poderão ser viabilizadas.

O Comitê de Ética em Pesquisa – CEP é um colegiado multi e transdisciplinar, independente, que deve existir nas instituições que realizam pesquisa envolvendo seres humanos no Brasil. As atribuições do CEP são de papel consultivo e educativo, visando contribuir para a qualidade das pesquisas, bem como a valorização do pesquisador, que recebe o reconhecimento de que sua proposta é eticamente adequada.

O Hospital Hélio Angotti pleiteia a aprovação do CEP desde junho de 2019, e desde então tem feito as adequações necessárias. Segundo Márcio Sudário, gerente de Processos do HHA, responsável pelo projeto de inclusão do CEP do Hélio Angotti junto a CONEP, obter esta aprovação vem ao encontro do objetivo do hospital em colaborar cada vez mais com a sociedade.

O presidente do Comitê, Dr. Marco Fábio Prata Lima, acrescenta que, a partir de agora, está autorizada a elaboração do cronograma de capacitação para que, efetivamente, se dê início a apresentação e apreciação dos trabalhos.

“Agora sim, a gente começa numa etapa diferente, vamos para uma segunda fase, de adaptações, estudos… isso demanda tempo, um certo esforço da comissão, pra que ela possa ter condições efetivas de analisar projetos que serão realizados dentro do HHA, para evitar qualquer tipo de viés metodológico, verificar se os projetos estão de acordo com as normas éticas, enfim. Com o regimento aprovado, temos condições de seguir adiante”, concluiu o presidente do CEP.