HOSPITAL HÉLIO ANGOTTI CHEGA AOS 60 ANOS MARCADO PELO PIONEIRISMO

HOSPITAL HÉLIO ANGOTTI CHEGA AOS 60 ANOS MARCADO PELO PIONEIRISMO

Instituição acompanha a evolução no tratamento do câncer no Brasil e no mundo

 

Criado no ano de 1961, por um grupo de médicos liderados pelo Dr. Hélio Angotti, o hospital que leva o mesmo nome foi uma das primeiras instituições especializadas em câncer do Brasil. E chega a seis décadas de trabalho, ininterrupto, sempre acompanhando a evolução dos tratamentos, para oferecer as melhores chances a todas as pessoas que dele dependem.

O presidente da instituição, médico mastologista Délcio Scandiuzzi, volta ao passado para ressaltar a importância da cidade e região ter à disposição um centro especializado em câncer. “Sabemos que existem centenas de tipos de câncer e antigamente, eles eram tratados de uma maneira única. Hoje falamos de medicina de precisão, personalizada. Cada paciente vai ter um tratamento adequado para cada tipo de tumor. E o Hélio Angotti acompanhou essa evolução. Precisamos cada vez mais de ter especialistas nesta batalha e Uberaba sempre teve este privilégio”, afirma ele.

Privilégio que é estendido a outros 59 municípios da região que encaminham seus pacientes para tratamento aqui na cidade. “Nossa relevância regional é fundamental. Recebemos, desde o ano passado, por exemplo, os pacientes da região Noroeste que não contam com um centro especializado por lá. São pessoas que percorrem centenas de quilômetros para se tratar aqui. E nos chama a atenção a gravidade, a complexidade de alguns casos que chegam até nós”, ressalta Scandiuzzi.

Ao ser questionado sobre “o Hélio Angotti do futuro”, o representante da instituição faz questão de dizer que o hospital acompanha a evolução no tratamento, não apenas em termos tecnológicos, mas oferecendo os melhores e mais modernos medicamentos ao paciente. “E a tendência é nos tornarmos cada vez mais especializados. Dentro de alguns anos a gente vai ter teste genético pra saber dos nossos riscos de termos câncer e todo o trabalho de prevenção e combate será feito em cima disso. Teremos exames mais especializados, como a biópsia líquida, através de exame de sangue. Por isso a gente precisa muito desse hospital para que continuemos a aprender as novas tecnologias, aplicando-as em nossa cidade, na região”.

 

HÉLIO ANGOTTI EM NÚMEROS (2020)*

Municípios atendidos – 60 (macrorregiões Triângulo Sul e Noroeste)

População estimada – 1.600.000 (um milhão e seiscentas mil pessoas)

*Atendimentos ambulatoriais (gerais) – 61070

*Atendimentos ambulatoriais (Uberaba) 39.362

*Consultas (gerais) – 19.376

*Consultas (Uberaba) – 11.045

*Internações (gerais) – 2.160

*Internações (Uberaba) – 1.058

 

*Todos os números de atendimentos são referentes a atendimentos via SUS – Sistema Único de Saúde