JORNAL DE UBERABA: Hospital Hélio Angotti chega aos 60 anos marcado pelo pioneirismo

Hospital Hélio Angotti quando foi inaugurado: instituição acompanha a evolução no tratamento do câncer no Brasil e no mundo e tornou-se referência nacional no atendimento de alta complexidade

Fotos: Arquivo/HHA

Criado no ano de 1961, por um grupo de médicos liderados por Hélio Angotti, o hospital que leva o mesmo nome, foi uma das primeiras instituições especializadas em câncer do Brasil. E chega a seis décadas de trabalho, ininterrupto, sempre acompanhando a evolução dos tratamentos para oferecer as melhores chances a todas as pessoas que dele dependem.

O presidente da instituição e médico mastologista, Délcio Scandiuzzi, volta ao passado para ressaltar a importância da cidade e da região ter à disposição um Centro Especializado em Câncer. “Sabemos que existem centenas de tipos de câncer e antigamente eles eram tratados de uma maneira única. Hoje falamos de medicina de precisão, personalizada. Cada paciente tem um tratamento adequado para cada tipo de tumor. E o Hélio Angotti acompanhou essa evolução”. Para Scandiuzzi, é preciso cada vez mais termos especialistas nesta batalha e Uberaba sempre teve este privilégio.

Este privilégio é estendido a outros 60 municípios da região que encaminham seus pacientes para tratamento aqui na cidade.

Segundo o presidente, “nossa relevância regional é fundamental, pois recebemos desde o ano passado, por exemplo, pacientes da região Noroeste que não contam com um centro especializado por lá. São pessoas que percorrem centenas de quilômetros para se tratarem aqui e nos chama a atenção a gravidade e complexidade de alguns casos”.

Ao ser questionado sobre o Hélio Angotti do futuro, o representante da instituição faz questão de dizer que o hospital acompanha a evolução no tratamento, não apenas em termos tecnológicos, mas oferecendo os melhores e mais modernos medicamentos ao paciente.

Scandiuzzi acrescenta ainda que a tendência é a especialização. “Dentro de alguns anos vamos ter teste genético pra sabermos dos nossos riscos de termos câncer e todo o trabalho de prevenção e combate será feito em cima disso. Teremos exames mais especializados, como a biópsia líquida, através de exame de sangue”, exemplifica o médico.

Para Scandiuzzi, “por estas e outras referências, precisamos muito do hospital Hélio Angotti, para continuarmos a conhecer e aprender sobre as novas tecnologias e aplicá-las para o tratamento dos pacientes da nossa cidade e da região”.

Hélio Angotti em números (2020)*

Municípios atendidos – 60 (macrorregiões Triângulo Sul e Noroeste)

População estimada – 1.600.000 (um milhão e seiscentas mil pessoas)

*Atendimentos ambulatoriais (gerais) – 61070

*Atendimentos ambulatoriais (Uberaba) 39.362

*Consultas (gerais) – 19.376

*Consultas (Uberaba) – 11.045

*Internações (gerais) – 2.160

*Internações (Uberaba) – 1.058

*Todos os números de atendimentos são referentes a atendimentos via SUS – Sistema Único de Saúde

Link para a matéria: https://www.jornaldeuberaba.com.br/noticia/15472/hospital-helio-angotti-chega-aos-60-anos-marcado-pelo-pioneirismo