HOSPITAL HÉLIO ANGOTTI PRESTA CONTAS DO “À FLOR DA PELE”

Coordenador detalhou ações adiadas por conta da pandemia e o que falta para concluir o projeto

Em encontro online na última terça-feira, a coordenação do “À Flor da Pele” reuniu parceiros, representantes do Hélio Angotti e estudantes de Medicina para apresentação de um panorama do projeto que tem como foco a reconstrução mamária em mulheres mastectomizadas. O mutirão de cirurgias previsto para o último fim de semana deste mês teve que ser adiado por conta do prolongamento da pandemia e intensificação das medidas restritivas no combate ao Novo Coronavírus.

O “À Flor da Pele” nasceu em 2019, dentro da programação do Outubro Rosa do Hospital Hélio Angotti, com objetivo de devolver autoestima e qualidade de vida às mulheres que passaram pela cirurgia de retirada da mama. Na segunda edição, prevista para outubro de 2020, a meta era operar 50 mulheres (20 durante todo o mês e 30 durante um mutirão de dois dias). Mas, com o acirramento da pandemia, os planos tiveram que ser revistos. “Adiamos as ações do projeto para março deste ano, mas ainda vivemos um cenário que não é positivo, então, mais uma vez, as cirurgias foram adiadas, agora para outubro de 2021. Mas, aquelas mulheres que demandavam procedimentos mais simples, já foram operadas”, disse ele.

Sendo assim, até o momento 18 mulheres já passaram pela reconstrução (desde outubro de 2020) e 31 ainda aguardam pelo procedimento (uma paciente não requer cirurgia, mas um procedimento de dermopigmentação). “Vamos redistribuir essas pacientes assim, 11 pacientes passarão pelos procedimentos ao longo dos meses e 20 serão operadas no mutirão no fim de outubro”, explicou Cléber.

Para a conclusão do projeto que conta, exclusivamente, com doação dos parceiros do terceiro setor e da sociedade, ainda faltam cerca de R$ 70 mil. São custos relativos à aquisição de vinte próteses mamárias (que custam R$ 744/cada) e outras necessidades como material cirúrgico, anestésico e transporte dos profissionais que participarão do mutirão e doaram seu trabalho e técnica para o projeto.

O médico e a direção do Hélio Angotti aproveitam para agradecer a cada um dos parceiros que abraçaram esta ação e ajudaram muito em todas as frentes. Da doação de sutiãs modeladores, meias de compressão, às próteses e custos operacionais, tudo está vindo por meio dessas entidades, empresas e pessoas que se uniram em prol da causa. Destacamos aqui o apoio das Lojas Maçônicas, Rotary, Casa da Amizade, Lions, Hotel Tamareiras, Xerry Love, vereador Baltazar da Farmácia, ABCZ, ABCZ Mulher, Cynthia Andrade (dermopigmentadora), Vencer, Doze Guerreiras, Alta Genetics, estudantes dos cursos de Medicina da Uniube e UFTM, entre outros envolvidos e, claro, os colaboradores do Hélio Angotti, também engajados nas ações do projeto.