HÁ RELAÇÃO ENTRE COLESTEROL ALTERADO E CÂNCER?

HÁ RELAÇÃO ENTRE COLESTEROL ALTERADO E CÂNCER?

No Dia Nacional de Combate ao Colesterol (08), médico do Hélio Angotti fala sobre o tema

O tão falado colesterol é um tipo de gordura necessária para a composição das células do nosso corpo, além de produção de alguns hormônios importantes. Ou seja, todos nós “temos colesterol” no organismo, e isso é normal.  Porém, o excesso de lipoproteínas de baixa densidade (chamado colesterol LDL), sabidamente, é fator de risco para doenças cardiovasculares, devido ao acúmulo dessas gorduras em vasos sanguíneos, gerando inflamação e aumentando o risco de infarto agudo do miocárdio e acidente vascular encefálico (derrame), por exemplo.

Mas será que existe relação entre colesterol alterado e casos de câncer? Segundo o médico ginecologista e mastologista do Hospital Hélio Angotti, Rafael Garcia, “alguns estudos avaliaram esta associação e concluíram que, por exemplo, para câncer de mama e colorretal (intestino), SIM, PODE HAVER relação”. Rafael complementa dizendo que “nem toda pessoa obesa tem colesterol alterado, e nem toda pessoa com alteração do colesterol é obesa. Porém, há uma forte relação entre maus hábitos alimentares, sedentarismo, e obesidade e hipercolesterolemia. Estes parâmetros caminham juntos na maioria das vezes”.

Sobre a relação com câncer de mama, o médico explica que o excesso de gordura corporal aumenta a inflamação no organismo, além de elevar os níveis de hormônios estrogênios. Inflamação e hiperestrogenismo são reconhecidos como de risco para este tipo de câncer, por exemplo. “Consequentemente, resta entender se ter o colesterol alterado é um fator de risco por si só ou se é por ser associado à obesidade e suas consequências inflamatórias e hormonais no surgimento do câncer”, explicou.

Fato é que, independentemente de ser um fator de risco direto para o câncer ou um achado associado, o pilar fundamental do controle dos níveis de colesterol se dá por hábitos saudáveis de vida, medida esta que comprovadamente reduz o risco de todos os tipos de câncer. “Todos nós sabemos que uma das formas de evitar este excesso de colesterol é manter alimentação equilibrada e atividade física regular. E estes são pilares de uma saúde equilibrada como um todo, o que também sabemos, é um ótimo aliado no combate ao câncer de uma maneira geral”, finalizou Garcia.