PSICO-ONCOLOGIA TRATA ASPECTOS EMOCIONAIS DOS PACIENTES COM CÂNCER

PSICO-ONCOLOGIA TRATA ASPECTOS EMOCIONAIS DOS PACIENTES COM CÂNCER

A Psico-Oncologia é a especialidade que procura oferecer ao paciente, à família e à equipe o suporte emocional para o enfrentamento do câncer. O profissional que atua nessa área tem como focos o bem-estar emocional e uma boa qualidade de vida, em todos os estágios do tratamento. É extremamente necessária a presença deste especialista no cuidado a pacientes oncológicos, o que favorece a comunicação médico-paciente e à adesão ao tratamento.
Segundo a psicóloga hospitalar do Hélio Angotti, Iandra Di Vito, no dia a dia, é preciso identificar as variáveis psicossociais e contextos em que a intervenção psicológica possa auxiliar no enfrentamento da doença. “Isso inclui qualquer situação potencialmente estressante, por exemplo, a que pacientes e familiares estejam sendo submetidos, por conta do câncer. Cada caso é avaliado com a individualidade e atenção necessárias para que os resultados sejam os melhores possíveis”, destaca ela.
Como é sabido, viver o câncer é uma situação desafiadora. E todas as transformações que essa situação desencadeia pode trazer desequilíbrio psicológico e desencadear diversas reações emocionais. Tanto que a presença do psicólogo nos serviços de oncologia é obrigatória por lei (Portaria nº 3.535 do Ministério da Saúde).
“Aproveito esta data para parabenizar o corpo de psicólogas que atuam aqui no Hospital Hélio Angotti. Vocês, como ninguém, sabem compreender a mente humana, conseguem aliviar a dor da alma, e entram com cuidado no mundo pessoal e existencial de cada um, para traduzir o que só é possível se soubermos ouvir! A função do psicólogo é de extrema importância e de grande responsabilidade, por isso, agradeço pela dedicação constante. Parabéns pelo compromisso demonstrado com os nossos pacientes!”, finaliza Iandra.
 

CONHEÇA A ORIGEM DO DIA DO PSICÓLOGO
No Brasil, o Dia do Psicólogo é comemorado em 27 de agosto porque nesse dia, em 1962, o presidente João Goulart sancionou a Lei nº 4.119, que dispõe sobre a profissão de psicólogo.
Entretanto, o decreto com a regulamentação da lei só foi publicado dois anos mais tarde, em 21 de janeiro de 1964, sob o nº 53.464. A orientação e fiscalização do exercício da atividade está a cargo do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Psicologia, criados pela Lei nº 5.766, de 20 de dezembro de 1971.

“A Psicologia Hospitalar é o campo de entendimento e tratamento dos aspectos psicológicos em torno do adoecimento”. Simoneta (2004, p.15)