DIA DO NUTRICIONISTA: OS DESAFIOS DESSE MULTIPROFISSIONAL

DIA DO NUTRICIONISTA: OS DESAFIOS DESSE MULTIPROFISSIONAL

Nutricionistas do HHA, Ana Paula e Renata

Hoje, 31 de agosto, comemora-se o Dia do Nutricionista, um profissional que pode atuar em restaurantes, hospitais, academias, clinicas de estética, escolas, indústria e na produção de alimentos.

Segundo as nutricionistas que atuam no Hospital Hélio Angotti, Ana Paula Correia Leite (nutricionista clínica) e Renata Botelho (nutricionista Referência Técnica) a profissão vive um momento desafiador. “Neste período, em meio a uma crise pandêmica, é notório o crescimento do consumo alimentar devido ao isolamento. E nem sempre as pessoas conseguem fazer boas escolhas sozinhas e acabam sendo influenciadas por outras que não tem a percepção que nós temos, de que cada indivíduo é único”, ressalta Renata.

“Toda hora abordam o nutricionista pensando apenas na estética. As pessoas se esquecem que esse profissional também se preocupa com a saúde dos que passam no momento por doença crônicas como diabetes, hipertensão, obesidade, doenças cardiovasculares, problemas renais e, claro, o câncer”, explica Ana Paula. Ambas fazem questão de ressaltar que o nutricionista tem outros desafios em seus setores de atuação.

Na área de produção de alimentos, por exemplo, chamado de SND (Serviço de Nutrição e Dietética) os profissionais são essenciais em restaurantes, clínicas e hospitais. No caso do Hospital Hélio Angotti, elas listam os desafios diários. “Aqui precisamos conciliar as doações recebidas (que infelizmente estão cada dia menores) com um cardápio variado, nutricionalmente correto e apetitoso para os pacientes, acompanhantes e colaboradores”, destaca Renata, não se esquecendo de dizer que é necessário ter muita criatividade também para fazer um bom trabalho.

Além de cuidar da alimentação em si, as profissionais do hospital também não se descuidam da humanização dos atendimentos, carro-chefe da instituição. Tanto que, recentemente, passaram a distribuir as refeições com mensagens de otimismo e força. “No final, é muito gratificante perceber que fazemos muito com tão pouco e, na maioria das vezes, conseguimos fazer a diferença na vida das pessoas”, finalizam.