HÉLIO ANGOTTI DIVULGA BALANÇO DAS CAMPANHAS OUTUBRO ROSA E NOVEMBRO AZUL

HÉLIO ANGOTTI DIVULGA BALANÇO DAS CAMPANHAS OUTUBRO ROSA E NOVEMBRO AZUL

As duas maiores campanhas de prevenção ao câncer desenvolvidas pelo Hospital Hélio Angotti superaram as expectativas. Mesmo com a continuidade da pandemia, os formatos das mobilizações foram alterados, com o prolongamento dos prazos para a realização dos exames a fim de evitar aglomerações e garantir a segurança de todos os envolvidos, pacientes e colaboradores.

Segundo o hospital, na campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama, foram realizados 1.103 agendamentos de mamografias, por mulheres residentes em Uberaba, acima dos 50 anos. Desse total, 1.056 realizaram os exames. Dez mamografias apresentaram algum tipo de alteração e essas pacientes já foram consultadas e estão dando andamento ao tratamento. Dessas dez, até o momento, seis tiveram pedido de biópsia de mama, duas solicitações de ultrassom e uma está com orientação para controle anual.

Já o Novembro Azul, dedicado à prevenção do câncer de próstata para homens acima dos 50 anos (45 para negros ou com histórico familiar da doença), abriu 2000 vagas para os exames de PSA (antígeno prostático específico – exame de sangue) e toque retal.  No total, 1,711 homens estiveram nos últimos seis sábados de mutirão no hospital e ficaram em dia com a saúde. Desses, 86 exames de toque retal apresentaram algum tipo de alteração. Todos os pacientes com alteração de toque ou PSA estão sendo acompanhados para avaliar necessidade de biópsia e acompanhamento. Até o momento, 19 biópsias foram solicitadas.

Para o diretor executivo do Hélio Angotti, Fernando Fernandes, poder realizar novamente as campanhas que tinham sido suspensas no ano anterior por conta da pandemia, foi muito importante. “Sabemos que o Outubro Rosa e o Novembro Azul, para muitos, é a oportunidade de cuidar da saúde, de ter a chance de, por ventura, descobrir um câncer, iniciar o tratamento o mais precocemente possível. E este é o papel do Hélio Angotti, levar a prevenção, a conscientização, o diagnóstico precoce, ao máximo de pessoas possível”, disse o diretor. Ele ressaltou, ainda, a importância de toda a equipe envolvida nas duas mobilizações. “Nossos colaboradores foram, mais uma vez, fundamentais para que tudo desse certo, dentro de tudo o que foi proposto, preservando, acima de tudo, a segurança de todos”, finalizou Fernandes.