NOVO PROJETO DO HÉLIO ANGOTTI ESTIMULA A EMPATIA ENTRE COLABORADORES

NOVO PROJETO DO HÉLIO ANGOTTI ESTIMULA A EMPATIA ENTRE COLABORADORES

Em tempos onde as competências emocionais são muito valorizadas nos ambientes profissionais, o Hospital Hélio Angotti dá mais um exemplo da preocupação constante com o aperfeiçoamento de seus colaboradores. Hoje, a Gestão Estratégica de Enfermagem deu início ao Projeto ENFERPATIA, que fará com que as equipes assistenciais conheçam e se coloquem no lugar de outros profissionais da instituição, aprendendo assim, um pouco mais sobre a rotina de todos, exercitando a empatia.
Neste projeto, as equipes de enfermagem terão a possibilidade de conhecer o dia a dia de cada um durante a jornada de trabalho, bem como os desafios, oportunidades e melhorias para execução das tarefas. Através de um cronograma, os integrantes comparecerão aos setores específicos e passarão um tempo com o responsável para aprender mais sobre o funcionamento do departamento e trocar experiências. Após este momento, ele contará ao gestor imediato o que achou dessa vivência.

O início do projeto contou com a participação da enfermeira do Pronto Atendimento, Vanessa Fortes Felix Rodrigues, que pode conhecer mais sobre a Gestão de Leitos, com a responsável pelo setor, Fabíola Aparecida Morlin, Enfermeira do setor de Gestão de Leitos. Para Vanessa, se colocar no lugar do colega de trabalho é fundamental para ter empatia e saber como são as responsabilidades perante a instituição. “Aprender como funciona os outros setores, com certeza, irá ajudar nas nossas próprias tarefas também. Me colocar no lugar do outro me torna mais humana, o que é fundamental para o relacionamento interpessoal”, finaliza. Já na visão da Fabíola, é muito gratificante passar conhecimento. “Por ser um hospital oncológico, existem muitos processos interessantes e importantes que, com esse projeto, poderemos ensinar e aprender ainda mais sobre a nossa instituição”, conta.

A gerente de Enfermagem, Maria Carolina Belo, conta que dessa forma é possível promover a empatia entre as equipes e aperfeiçoar processos e relações. “É sabido que o olhar empático é requisito ímpar no relacionamento interpessoal e produção de resultados. O colaborador terá oportunidade de conhecer o serviço sem a ótica da crítica e permeará assim um olhar mais empático, somando ações aos processos de trabalho”, afirma Maria Carolina.