EQUIPE DE ENFERMAGEM DO HHA PARTICIPA DE RECICLAGEM SOBRE OSTOMIAS/ESTOMIAS

EQUIPE DE ENFERMAGEM DO HHA PARTICIPA DE RECICLAGEM SOBRE OSTOMIAS/ESTOMIAS

No último dia 19, parte da equipe de enfermeiros e técnicos de Enfermagem do Hospital Hélio Angotti, participou de um momento de aprendizado e reciclagem, juntamente com uma enfermeira estomaterapeuta, representante da empresa COLOPLAST, Maria Estêvão Silva. Esta empresa é especializada em coberturas e dispositivos para ostomias/estomias.

Segundo a gerente de Enfermagem, Maria Carolina Belo, este foi um momento enriquecedor para equipe, que pode ter acesso aos vários tipos de dispositivos e suas adaptações para ostomias e estomias, que são aberturas feitas cirurgicamente para construir um caminho alternativo para eliminação de fezes, urina, assim como auxiliar também na respiração.

Essa profissional veio para fortalecer os laços de um programa que já foi instituído em nosso hospital que se chama COLOPLAST ATIVA. “Esse programa é um suporte personalizado para quem utiliza ostomias, colostomia, que é a exteriorização do intestino, por exemplo. O paciente oncológico quando passa por cirurgia abdominal, algumas vezes precisa fazer uso dessa estratégia”, explica a gerente. Ela acrescenta ainda que a empresa quer, com essa maior aproximação, tornar a vida dos usuários desses dispositivos, mais tranquila e segura. “E isso faz com que os nossos pacientes ostomizados, se sintam mais confiantes”, finalizou Maria Carolina.
Para fechar o encontro, todos participaram de um café da tarde na instituição.