HÉLIO ANGOTTI PROMOVE RECICLAGEM DE PROFISSIONAIS NO COMBATE À INFECÇÕES

HÉLIO ANGOTTI PROMOVE RECICLAGEM DE PROFISSIONAIS NO COMBATE À INFECÇÕES

Entre os dias 30 de maio e dois de junho, profissionais da Enfermagem, que atuam no Hospital Hélio Angotti de Uberaba, tiveram a oportunidade de reciclar os conhecimentos dentro do “1º Workshop de Práticas Assistenciais do Hospital Helio Angotti – Semana da Prevenção de Infecção Hospitalar”. O evento foi promovido pelo SCIRAS – Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde da instituição filantrópica que atende pacientes oncológicos de Uberaba e outros 59 municípios mineiros.

Segundo a coordenadora do workshop, a enfermeira Viviane Borba, foram repassadas as técnicas referentes aos principais meios de contaminação, que são as infecções do trato urinário, respiratórias e pela corrente sanguínea. “Nós separamos os profissionais em turmas que, em três horários diferentes – manhã, tarde e noite – se revezaram para obter e reciclar conhecimentos”, explicou Viviane. Ainda de acordo com ela, a intenção ao promover o workshop, foi de levar ao colaborador a possibilidade de ele mesmo ser avaliado pelos colegas, para saber se as práticas adotadas no dia a dia, estão adequadas aos padrões preconizados para a prevenção de contaminação dos pacientes. Aos profissionais foram repassadas todas as atualizações no combate a infecções, pois assim como os micro-organismos causadores evoluem, as técnicas utilizadas na rotina com o paciente também precisam estar em dia.

A coordenadora ainda destacou que, no caso de um hospital de câncer, como o Hélio Angotti, a preocupação com as infecções é ainda maior. “Nosso paciente já é mais debilitado, muitos são imunodeprimidos e qualquer infecção simples, pode se tornar mais agressiva no caso deles. Então, além de reciclar e avaliar nossos profissionais, oferecemos mais segurança ao nosso paciente”, ressaltou.

Entre os alunos, muitos destacaram a possibilidade de estarem mais atualizados e de acharem positivo o fato de serem colocados “para pensar”. Ressaltaram, ainda, a importância de o hospital oferecer meios de conhecimento para seu quadro de colaboradores.

Em nosso Instagram, você confere um pouco mais sobre como foi este evento que contou com a parceria fundamental da Minas Pão e da AVCCVEC: https://www.instagram.com/tv/CfJ_tqDOo2B/?igshid=YmMyMTA2M2Y=