JORGE BICHUETTI FALA SOBRE CUIDADOS PARA QUEM CUIDA NO HHA

JORGE BICHUETTI FALA SOBRE CUIDADOS PARA QUEM CUIDA NO HHA

Em comemoração ao Dia do Psicólogo, celebrado em 27 de agosto, o Hospital Hélio Angotti recebeu, na véspera, uma palestra esclarecedora e importante do médico psiquiatra Jorge Bichuetti. O tema abordado foi “Cuidando de gente que cuida de gente”.

As boas vindas ao convidado ficou por conta da psicóloga RT do hospital, Marcela Sabino de Castro que fez questão de ressaltar a importância do profissional de Psicologia e lembrou que a lei que regulamentou a profissão, tem 58 anos, mas ainda há preconceitos e tabus que cercam o trabalho. “Quando temos dificuldade de enxergar, vamos ao oftalmologista. Se o dente dói, vamos ao dentista. Mas quando precisamos buscar um psicólogo, o mesmo não acontece”, disse Marcela. A psicóloga ainda destacou que a busca pelo profissional não precisa ser quando há o adoecimento mental, mas para gerenciar emoções, se autodescobrir. “Não é sinal de fraqueza, ao contrário, demonstra que você foi forte, aguentou o quanto pode, mas agora precisa de cuidados”, disse.

E para falar de cuidados, o palestrante citou inúmeras obras literárias que abordam o tema. Por pouco mais de uma hora, Jorge Bichuetti discorreu sobre a importância do cuidar de quem passa a vida cuidando. “Trabalhamos num ofício que não funciona longe do amor. O trabalhador da saúde é chamado a ser colo, ser abrigo. Mas o trabalho também cansa, por isso é preciso construir estratégias”, explicou o psiquiatra.

Entre outras falas marcantes, Bichuetti frisou que “se não cuidarmos de quem está cuidando, não vamos garantir o primor da humanização” e que isso “nos fará mais felizes, capazes de carregar o fardo da vida, na arte de cuidar”. Lembrando que os cuidadores e profissionais da saúde “trabalham o jardim da imensidão, ainda que no aqui agora de um quarto de hospital, sendo a única mão, muitas vezes, que Deus tem de estar do lado dos filhos que sofrem”, Jorge resumiu em uma frase o ofício de cuidar:

“Amar é cuidar, cuidar é acolher, acolher é fazer caber vida na vida e é isso que fazemos”.

Ao final, os colaboradores presentes participaram de um sorteio, com apoio da Art Beauty Center by Geisa Costa.