ALIMENTAÇÃO NA PREVENÇÃO DO CÂNCER E SUPLEMENTAÇÃO

ALIMENTAÇÃO NA PREVENÇÃO DO CÂNCER E SUPLEMENTAÇÃO

“Descascar mais e desembalar menos”. Esta foi uma das dicas dadas pela nutricionista clínica do Hospital Hélio Angotti, Ana Paula Correia Leite, durante uma palestra ministrada para colaboradores nesta quinta-feira, 01. Com o tema “Alimentação Saudável na Prevenção do Câncer”, Ana Paula falou ainda sobre suplementação, na companhia da nutricionista da Nestlé, Kelly Carneiro Leão.

Ana explicou que cerca de um terço dos cânceres surgem devido aos aspectos comportamentais e alimentares inadequados, como excesso de peso corporal, baixo consumo de frutas e vegetais, falta de atividade física e uso de álcool e cigarro. E listou os grupos alimentares que são aliados da boa saúde, como as frutas, leguminosas, vegetais e cereais integrais. “Todos estes alimentos tem vitaminas, como a C e E, selênio e folato, que tem efeitos anticancerígenos e ainda previnem o envelhecimento precoce”, ressaltou a nutricionista. A nutricionista também relacionou os itens que devem ser evitados ou consumidos com moderação, dentre eles, os processados e embutidos, bebidas alcoólicas e açucaradas.

Durante a palestra, ela lembrou que estamos no Setembro Verde – mês de combate ao câncer de intestino e colorretal – e ressaltou o papel das fibras na alimentação e prevenção desses tipos de tumores. “As fibras são ótimas, devemos inserir em nossa dieta mas, sem esquecer que, ao mesmo tempo, é preciso ingerir ainda mais água, pois sozinhas as fibras não farão o efeito desejado. Ana Paula ainda explicou sobre alguns mitos que envolvem a alimentação do paciente oncológico, principalmente aqueles que se submetem à Quimioterapia. “Precisamos lembrar que a alimentação do paciente de câncer é individualizada, cada caso deve ser visto em separado, pois a dieta de um, não necessariamente, será a mesma do outro”, destacou.

A nutricionista convidada, Kelly, promoveu degustação de produtos e falou sobre a importância da suplementação nutricional para o paciente oncológico. “Nosso papel é de ajudar as nutricionistas dos hospitais aqui do Triângulo Mineiro, trazendo o que é possível agregar à rotina do paciente”, afirmou, destacando ainda que a suplementação também pode ser usada por pessoas sem nenhum problema de saúde, apenas para suprir o que a alimentação não consegue oferecer ao organismo. Ao final, os colaboradores participaram de um sorteio de brindes e Ana Paula recebeu uma singela homenagem pelos 20 anos de trabalho em nossa instituição!