SIPAT 2022 TRABALHOU O PROTAGONISMO NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES

SIPAT 2022 TRABALHOU O PROTAGONISMO NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES

Nesta semana aconteceu a 28ª edição da da SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, do Hospital Hélio Angotti, que neste ano trabalhou o tema “O protagonismo na prevenção de acidentes”. A presidente da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, na gestão 2021/2022, Emília Lilian Alves, destacou que o tema foi pensado, justamente, porque não se pode pensar na segurança somente como prevenção de acidentes. “Precisamos transcender esse conceito e pensar na construção de um ambiente que proporcione saúde e qualidade de vida aos colaboradores, através da disseminação de informação, de cultura, de todos os temas relacionados ao bem estar e a segurança de todos”, frisou Emília.

Na quarta-feira, os colaboradores do hospital acompanharam uma palestra sobre “Ética no contexto laboral hospitalar” com a gerente de Enfermagem da instituição, e também gestora de carreiras, Maria Carolina Belo. A palestrante escolheu alguns dos colaboradores presentes para fazer parte desse momento e, para cada um deles, foi feita uma pergunta sobre condutas que devem ser seguidas, no dia a dia, e como devem se comportar diante delas.

Na quinta, foi a vez do professor Maurício Ferreira falar sobre “Segurança do Trabalho em Instituições de Saúde”. O palestrante reforçou informações importantes previstas em normas e leis que garantem a segurança de todos. Além de destacar que tais informações devem ser constantemente reforçadas, tanto para o público interno, quanto externo.

E fechando a programação, a psicóloga Aline Borges falou sobre “Benefícios da Autorresponsabilidade na Gestão Emocional”, afirmando, entre outros pontos, que é preciso entender que nem tudo o que acontece é nossa responsabilidade, mas que é nossa a escolha do que fazer com aquilo. Aline deixou ainda uma mensagem para que as pessoas não façam comparações injustas consigo mesmas.

Também fez parte do cronograma do evento, a 3ª Semana Relax do HHA com serviços de quiropraxia, auriculoterapia e liberação miofascial, com a terapeuta integrativa juliana Faria e a equipe de fisioterapeutas do hospital, como forma de promover o bem estar e momentos de relaxamento.