3ª EDIÇÃO DO “À FLOR DA PELE” TRARÁ JAIME ARÔXA A UBERABA

3ª EDIÇÃO DO “À FLOR DA PELE” TRARÁ JAIME ARÔXA A UBERABA

Arôxa é Pernambuco no júri do Dancing | Viver | Diario de Pernambuco - O  mais antigo jornal em circulação na América Latina

O mês de outubro marca, além da campanha de prevenção ao câncer de mama, a oportunidade de devolver autoestima e qualidade de vida às mulheres mastectomizadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) que não passaram pela cirurgia reparadora. E isso, graças a continuidade do projeto “À Flor da Pele”, idealizado e coordenado pelo médico mastologista do Hospital Hélio Angotti, Cleber Sérgio da Silva. Em 2022, o projeto chega à terceira edição e vai acontecer nos próximos dias 27, 28 e 29.

Segundo o coordenador, 31 pacientes passarão pela reconstrução mamária. As cirurgias, mais uma vez, serão realizadas em regime de mutirão de três dias e com a participação de médicos convidados e voluntários de várias regiões do País, além da equipe do próprio hospital. Desde que foi criado, o “À Flor da Pele” já beneficiou 64 pacientes e foram realizadas 136 cirurgias, pois em alguns casos, são feitos mais de um procedimento.

Cleber Sérgio destaca o importante apoio do terceiro setor, já que praticamente 100% dos insumos são adquiridos com recursos doados. “Nossos apoiadores doam desde às próteses mamárias, que atualmente custam em torno de R$ 2.100,00 e que o SUS só nos pagaria R$ 744,00, até fios de qualidade, meias de compressão, entre outros itens necessários para os procedimentos”. Diversas entidades, associações e pessoas físicas e jurídicas estão engajados para a concretização do projeto este ano.

Entre os impactos que a iniciativa proporciona, o coordenador destaca a necessidade de mostrar como ações como essa devem ser multiplicadas, pois há mais de 70 mil mulheres à espera da reconstrução mamária no Brasil. “Isso, sem falar que ao reparar a mama, devolvemos autoestima, alegria, felicidade, sensualidade às mulheres que venceram o câncer, mas tiveram o corpo mutilado, de alguma maneira. É um resgate necessário”. Segundo a SBM (Sociedade Brasileira de Mastologia), apenas 20% das mulheres que passam pela mastectomia conseguem fazer a cirurgia reparadora e a cada 40 minutos, uma mulher é mastectomizada em nosso País.

Além do mutirão de reconstrução mamária, a programação do “À Flor da Pele” ainda terá um congresso para acadêmicos de Medicina, no dia 28, no auditório da CDL e um workshop para pacientes com câncer de mama, com rodas de conversas e palestras motivacionais, no dia 29, no anfiteatro do Hélio Angotti. Entre os palestrantes, está confirmada a presença do coreógrafo Jaime Arôxa, conhecido nacionalmente. “Além de falar da dança como uma terapia, Jaime fará um workshop de dança com casais formados por pacientes, apoiadores e colaboradores do hospital. Será uma maneira de ressignificarmos o tratamento, ainda tão ligado ao sofrimento, à dor”, finalizou ele.

SERVIÇO:

  • Mutirão de Reconstrução Mamária – dias 27, 28 e 29 (Hospital Hélio Angotti)
  • Congresso “Câncer de Mama – do diagnóstico ao tratamento” – dia 28/10 (Auditório da CDL Uberaba) – 8h às 17h30 com inscrições pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/cancer-de-mama-do-diagnostico-ao-tratamento/1726623
  • Workshop “Celebrar a Vida” – dia 29/10 – 8h às 12h (Anfiteatro do Hospital Hélio Angotti)
  • Workshop de Dança com Jaime Arôxa – dia 29/10 – 14h às 16h (Espaço Viver – 2° andar do Hospital Hélio Angotti)