“À FLOR DA PELE” 2022 COMEÇA NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA

“À FLOR DA PELE” 2022 COMEÇA NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA

Serão três dias de uma programação intensa e, claro, muita emoção. Essa é a expectativa para a terceira edição do projeto “À Flor da Pele”, realizado no Hospital Hélio Angotti, em Uberaba. Idealizado e coordenado pelo mastologista da instituição, Cleber Sérgio da Silva, o projeto tem como carro-chefe o Mutirão de Reconstrução Mamária que, neste ano, irá contar com 31 pacientes.

As cirurgias do mutirão serão na quinta, sexta e no sábado e contarão com cerca de 15 médicos voluntários de várias partes do Brasil, além dos colaboradores do próprio hospital. “Desde a primeira edição contamos com este apoio super importante de especialistas renomados, que atuam nas principais instituições de saúde do País e que fazem questão de prestigiar nosso mutirão. Aqui além de reconstruir, fazemos um trabalho para que os seios das pacientes fiquem simétricos, então, há casos em que a mesma paciente passar por vários procedimentos. É para resgatar a autoestima e a dignidade de mulheres que nos dizem, diariamente, que querem voltar a ser mulheres”, explica o coordenador. Cleber acrescenta que, atualmente, são mais de 70 mil brasileiras a espera da reconstrução. “Com nosso projeto, a ideia é inspirar outras pessoas, outros hospitais, a fazerem o mesmo e, aos poucos, mudar essa realidade”.

Paralelamente às cirurgias, acontecem outras ações. Na sexta-feira, 28, haverá o congresso “Câncer de Mama – do diagnóstico ao tratamento”, voltado para acadêmicos da área da Saúde. As inscrições tem o valor simbólico de R$ 15,00 e podem ser feitas pelo Sympla. Haverá certificado aos participantes e o congresso acontecerá no Anfiteatro do Hélio Angotti.

Já no sábado, a programação é para convidados, entre eles pacientes, familiares, acompanhantes e apoiadores do projeto. Pela manhã o Workshop “Celebrar a Vida” trará diversas palestras, entre elas “A arte no resgate da autoestima”, com o coreógrafo Jaime Arôxa. À tarde, Arôxa irá ministrar um workshop de dança para casais formados por pacientes, parceiros e colaboradores do hospital, das 14h às 18h, no Ambulatório de Oncologia.

O projeto “À Flor da Pele” só é realizado porque apoiadores do terceiro setor, empresas e pessoas empenhadas na causa do câncer de mama, se unem e doam todos os insumos necessários para as cirurgias. “E mais uma vez tivemos apoios importantes que abraçaram o projeto e tornaram tudo isso possível. Nossa gratidão a todos, sem distinção. Nós não temos como mensurar o tamanho da dor do outro, mas podemos nos unir para deixa-la mais leve”, finaliza o mastologista.