ABERTOS OS AGENDAMENTOS PARA MUTIRÕES DO NOVEMBRO AZUL 2022

ABERTOS OS AGENDAMENTOS PARA MUTIRÕES DO NOVEMBRO AZUL 2022

O Hospital Hélio Angotti, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, irá promover, mais uma vez, o mutirão dentro da campanha Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata. Neste ano, serão oferecidas 1000 vagas para a realização de exames de PSA (antígeno prostático) e toque retal, nos quatro sábados de novembro.

Segundo a equipe que coordena a campanha no Hélio Angotti, o público alvo continua sendo o preconizado pelo Ministério da Saúde: homens com mais de 50 anos e que residam em Uberaba. No caso de homens negros e/ou com histórico familiar de câncer de próstata, a idade inicial para fazer os exames cai para 40 anos. Os interessados devem procurar qualquer Unidade de Saúde do município para realizar o agendamento. É preciso levar documentos pessoais (RG/CPF), Cartão do SUS e comprovante de residência atualizado.

O médico urologista do Hospital Hélio Angotti, Luciano Pousa Cartafina, afirma que 98% dos cânceres descobertos ainda dentro da próstata tem cura. Daí a importância da realização anual dos exames. “Atualmente, temos recursos que proporcionam melhores condições ao paciente, para que ele se recupere plenamente. Se diagnosticado no início, o câncer de próstata pode ser combatido com cirurgia, com radioterapia”, frisou Cartafina.

Após realizar o agendamento, os pacientes devem ficar atentos à data indicada e se dirigir ao Hélio Angotti com a mesma documentação e mais o encaminhamento da Secretaria de Saúde. Os atendimentos em todos os sábados de novembro (05, 12, 19 e 26/11) acontecerão de 7h às 9h e acontecerá em duas etapas: a primeira no Cenpre, onde será coletado o exame de sangue (PSA) e a segunda no Ambulatório de Oncologia (2° andar), onde serão feitos os exames de toque retal. A campanha contará com equipe de Urologia e de Enfermagem do hospital, com apoio de escolas de formação em Saúde.

Em 2020, foram 130 novos casos de câncer de próstata registrados no Hospital Hélio Angotti. Em 2021, este número subiu para 204. A abertura simbólica da campanha será logo mais, às 14h, na recepção do hospital, com a presença do médico urologista Luciano Pousa Cartafina.

MUTIRÃO NOVEMBRO AZUL 2022
Público alvo: homens acima de 50 anos, residentes em Uberaba (negros e/ou com histórico familiar de câncer de próstata, 40 anos)
Agendamentos: a partir de 1° de novembro, em qualquer Unidade de Saúde de Uberaba (até preencher as 1000 vagas)
Documentação para agendamento: RG,CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência atualizado.
Atendimento para realização de exames: dias 05, 12, 19 e 26/11 no Hospital Hélio Angotti
Documentação para realização de exames: RG,CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência atualizado, além do encaminhamento da Sec. de Saúde.