PALESTRA ABORDA IMPORTÂNCIA DO CUIDADO COM QUEM CUIDA

PALESTRA ABORDA IMPORTÂNCIA DO CUIDADO COM QUEM CUIDA

“Ninguém tem condição de cuidar de alguém 24 horas por dia, sete dias na semana. Portanto, você não dá aquilo que não tem. Por isso é muito importante que a gente saia desse papel super-herói”. Essa foi uma das falas pontuais usadas pela psicóloga Meiriane Sousa aos colaboradores do Hélio Angotti, no último dia 08 em nosso anfiteatro. Ela trouxe uma visão ampla sobre o cuidar de quem tanto cuida, levando em consideração os aspectos do nosso hospital, que é filantrópico e oncológico.

Meiriane, que é psicóloga clínica, yogaterapeuta e especialista em ansiedade, revelou um cenário impactante pós-pandemia, no que se refere à saúde mental de cuidadores e trabalhadores da saúde. “Nosso corpo emite sinais que podem vir na forma de muito sono ou insônia, distúrbios na alimentação, queda na imunidade. É preciso estar atento ao que nosso corpo nos mostra”, ressaltou.

A palestrante ainda falou sobre sentimentos que, geralmente, estão presentes na vida do cuidador e da pessoa cuidada, como raiva, medo, cansaço, tristeza, nervosismo, medo da morte, sentimento de invalidez, entre outros. E finalizou deixando a mensagem de que “não é egoísmo priorizar nossa saúde mental” e promovendo uma relaxante meditação com os presentes.