PSICÓLOGA FALA SOBRE COMUNICAÇÃO ASSERTIVA NO HHA

PSICÓLOGA FALA SOBRE COMUNICAÇÃO ASSERTIVA NO HHA

Na tarde dessa quinta-feira (15), a psicóloga Marília Cecílio Resende Ferreira, esteve no Hospital Hélio Angotti, a convite da Psicologia Hospitalar para uma palestra. Ela trouxe o tema “Comunicação Assertiva entre Equipe Multiprofissional e Paciente/Família”.

Marília começou explicando o termo “assertivo”. “Ser assertivo é ter a capacidade de expressar pensamentos, sentimentos e opiniões de maneira direta e facilmente compreensível”. Falou ainda sobre a importância da comunicação verbal aliada à não-verbal e abordou o assunto fazendo várias referências ao contexto hospitalar, onde paciente e familiares já se encontram fragilizados. “A comunicação assertiva é a ideal. Com ela nos tornamos facilitadores nas relações, inclusive as mais difíceis, conflituosas”, pontuou.

A convidada listou ainda quais pontos podem melhorar a comunicação com pacientes e familiares. São eles: empatia, escuta ativa, vocabulário simples, pontualidade e disponibilidade. “É preciso sentir a necessidade do outro. Nem sempre iremos concordar com a pessoa, mas isso não é errado. O certo é dar atenção, estar realmente presente”, finalizou.

Quem é Marília Cecílio:

Psicóloga especialista em Psicoterapia Psicanalítica e Saúde Integrativa da Criança. Psicóloga do Banco de Leite Humano de Uberaba, atua no CAISM – Centro de Atenção Integrada à Saúde da Mulher. Oferece atendimento à crianças, gestantes e puérperas, além de atendimento de sono infantil e de amamentação.