FRUTAL GARANTE PRIMEIRA UNIDADE DO HOSPITAL HÉLIO ANGOTTI FORA DE UBERABA

FRUTAL GARANTE PRIMEIRA UNIDADE DO HOSPITAL HÉLIO ANGOTTI FORA DE UBERABA

Articulação política e compromisso de parlamentares foram essenciais para a conquista

 

Distante cerca de 140 quilômetros de Uberaba, Frutal, sede da microrregião que reúne outros dez municípios, contabilizou, em 2023, 567 pacientes oncológicos em tratamento no Hospital Hélio Angotti. Pessoas que, junto com acompanhantes, precisam se deslocar para consultas de acompanhamento ou apresentação de exames. Situação que está perto de ter fim. O município é o primeiro a garantir a implantação do projeto de Telesaúde do Hélio Angotti. Toda a tramitação burocrática segue em ritmo acelerado e a expectativa é de que o serviço entre em funcionamento já no início de 2024.

E não apenas: Frutal sai na frente e se prepara para ter uma unidade ainda mais robusta, o que ocorrerá em três etapas. A primeira é a estação Telesaúde, depois Quimioterapia e, na sequência, saúde mental com telepisicologia/telepsiconcologia, a fim de acolher famílias, cuidadores e pacientes. Para tanto, imóvel já foi escolhido e está na fase de contrato, no centro da cidade, com quase 400 metros quadrados e que será preparado para a nova finalidade.

A articulação aconteceu sob a liderança do ex-deputado federal frutalense Narcio Rodrigues, culminando com grande mobilização e acolhida plena do município. A adesão da Câmara Municipal de Frutal foi integral, inclusive com maioria dos vereadores assegurando emendas. No total, R$ 2,5 milhões já estão garantidos ao projeto.

Perspectivas – “2023 foi um ano de desafios e superação. Fechamos de forma positiva”. Essas foram as palavras do diretor executivo do Hospital Hélio Angotti, Fernando Nunes Fernandes, ao assinar o documento instituindo o Grupo de Trabalho de Frutal.  Ele ressaltou que faltavam recursos para o esperado projeto.  “A iniciativa vai proporcionar mais comodidade, agilidade e segurança ao paciente e redução do transporte da prefeitura”, disse. Conforme o diretor, o tempo médio da relação permanente paciente oncológico-hospital é de cinco anos, considerando diagnóstico, tratamento e acompanhamento.

Coletivo – “Frutal foi mobilizada, emendas parlamentares municipais foram garantidas, leilão social realizado e também conquistados recursos de emendas de deputados da região. Assim fechamos o ano coroando e batendo o martelo em torno deste projeto”, destacou o empresário da Comunicação, Romero Brito, que integra o Grupo de Trabalho.

GT vai acompanhar processo, da captação de recursos ao funcionamento, do Hélio Angoti – Frutal

O Grupo de Trabalho Conjunto, instituído em ato conjunto entre o Hospital Hélio Angotti e a Câmara Municipal de Frutal, é misto, especial, informal e sem remuneração, com parlamentares, representantes do hospital, do Executivo e sociedade civil organizada, a quem caberá acompanhar a evolução da implantação (desde a captação e aplicação de recursos até o funcionamento) da futura unidade da instituição no município, garantindo total transparência a todas as etapas. O GT, como acentua o documento, atuará como “olhos da sociedade para garantir transparência e engajamento da sociedade nessa grande conquista”.

Na reunião para formalização do ato constitutivo do GT HHA-Frutal, o presidente da Câmara, Juninho do Sindicato, foi representado pelos vereadores Gislene Maria (vice-presidente do Legislativo) e Alex Freitas (secretário da Mesa Diretora) que, em nome da Câmara, comemoraram o feito e reforçaram o compromisso. “Estamos garantindo, além da unidade de Telesaúde, que é um ganho excepcional, uma unidade padronizada do Hélio Angotti. Isto é sem precedentes, histórico e de importância social imensurável”, destacou Alex.

Também participaram da reunião, o empresário da Comunicação, Romero Brito e o arquiteto, João de Deus.

Comissão Executiva*:

  • Vereador Alex de Freitas (Coordenador)
  • Vereadora Gislene Maria da Silva (secretaria geral)
  • Empresário da Comunicação Romero Brito (articulação comunitário)
  • Professora Irma Rezende (interlocução com a sociedade organizada)
  • Jarbas Azevedo Filho (interlocução institucionais com a classe política)
  • Produtor rural Luciano Andrea (interlocução com o setor produtivo)
  • Luciano Ferreira – coordenador de captação do Hélio Angotti

*Na sequência será concluída a formação com do GT com membros consultivos.

Por Jorn. Gê Alves – Assessoria – Relações Institucionais

Fotos: Jorn. Talita Dias