LEI SANCIONADA ESTE MÊS INSTITUI PROGRAMA PARA NAVEGAÇÃO DE PACIENTES

LEI SANCIONADA ESTE MÊS INSTITUI PROGRAMA PARA NAVEGAÇÃO DE PACIENTES

No último dia 19, foi sancionada pelo Presidente da República a Lei n°14758 que institui a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e o Programa Nacional de Navegação da Pessoa com Diagnóstico de Câncer. Uma conquista a mais para fortalecimento da rede de combate à doença que, ainda é uma das maiores causas de mortes no País.

A Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer no âmbito do SUS tem como objetivos a diminuição da incidência dos diversos tipos de câncer, a garantia de acesso adequado ao cuidado integral, a contribuição para a melhoria da qualidade de vida dos usuários diagnosticados com câncer e a redução da mortalidade e a incapacidade causadas pelo câncer. Segundo o INCA – Instituto Nacional do Câncer, no triênio 2023-2025, são esperados 704 mil novos casos de câncer no Brasil, sendo a maior incidência, nas regiões Sul e Sudeste. “Daí a importância de termos mais hospitais especializados como o Hélio Angotti, capazes de oferecer o suporte necessário e completo aos pacientes, do diagnóstico ao tratamento, com profissionais especialistas e tecnologia de ponta”, ressalta o presidente de honra do hospital, médico mastologista, Delcio Scandiuzzi.

Já o Programa Nacional de Navegação da Pessoa com Diagnóstico de Câncer, vem com o objetivo principal de identificar e superar barreiras que possam prejudicar as medidas de prevenção e controle do câncer, de forma a aumentar os índices de diagnóstico precoce e a reduzir a morbimortalidade associada a essa doença. Serviço que já é realizado no Hélio Angotti, desde 2019. “A Navegação é o setor que acompanha a linha assistencial de nossos pacientes, atuando junto a outros setores do hospital, para a melhoria dos processos ou barreiras identificadas que possam interferir no prazo de diagnóstico e início do tratamento”, explica Danielle Alice, coordenadora da Navegação e gestora de Atendimento da instituição.

É pela Navegação que o paciente é acompanhado desde que entra no hospital, encaminhado pela Rede Pública de Saúde de Uberaba e dos outros 26 municípios da área de atuação da entidade. “Assim, conseguimos mapear cada parte do processo que o paciente vai passar como as consultas, pedidos de exames, autorizações necessárias por parte da Secretaria de Saúde. Em todos estes momentos estamos junto com o paciente até que ele, de fato, inicie o tratamento”, acrescentou Danielle. A equipe da Navegação do HHA conta, além da coordenadora, com uma assistente social, uma enfermeira e uma auxiliar de escritório.