PRESIDENTE DA COMISSÃO DA MULHER NA CÂMARA DOS DEPUTADOS SE COMPROMETE COM FRENTE DE MULHERES

PRESIDENTE DA COMISSÃO DA MULHER NA CÂMARA DOS DEPUTADOS SE COMPROMETE COM FRENTE DE MULHERES

Foi um sucesso o primeiro encontro do Movimento de Mulheres na Política em Defesa da Vida, realizado no último sábado (27) na Sociedade Esportiva e Recreativa Pirajubense (SERP). O projeto foi idealizado pelo ex-secretário do Estado e ex-deputado federal, hoje Relações Institucionais do Hospital Hélio Angotti, Narcio Rodrigues, e ganhou corpo através das vereadoras Juliene Sabino, de Frutal; Lu Fachinelli, de Uberaba e Priscila Bernardes, de Pirajuba, que respondem pela Executiva do Grupo. O movimento tem como objetivo unir as mulheres com mandatos em toda região, para fortalecer a saúde da mulher.

Duas deputadas participaram e hipotecaram apoio: a federal por Goiás, Leda Borges (que nasceu em Uberaba e cresceu em Frutal) presidente da Comissão de Defesa da Mulher da Câmara Federal, e a estadual por Minas Gerais, Marli Ribeiro. Pelo menos dez cidades estiveram representadas no encontro com detentoras de mandato eletivo, lideranças e autoridades diversas, especialmente da área da saúde.

O evento contou também com vários testemunhos livres, entre eles da secretária de Saúde de Pirajuba, Danielle Ribeiro, que de um lado comanda as políticas públicas da Saúde e de outro enfrenta, como tantas outras mulheres, a quimioterapia.

A explanação do mastologista Cleber Sérgio da Silva, que idealizou e coordena o Mutirão de Reconstrução Mamária no Hélio Angotti, fechou o encontro. Ele defende a ampliação da navegação do sistema, para agilizar e aumentar o acesso às cirurgias oncológicas. Vale destacar que a Navegação de Pacientes já acontece desde 2017 no HHA. Anteprojeto neste sentido deverá ser formatado e encaminhado pela Frente de Mulheres à Comissão da Mulher da Câmara dos Deputados, presidida pela deputada Leda Borges, bem como para a deputada estadual Marli Ribeiro, que participou do evento no sábado.

Cinco cidades se inscreveram para sediar o próximo encontro que deve acontecer no final deste semestre. A plenária deliberou que será em Uberaba.

A FRENTE:  O movimento nasceu no momento em que o Hospital Hélio Angotti decidiu revitalizar seu projeto Cenpre Mulher (Centro de Prevenção do Câncer da Mulher) e investir ainda mais na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer feminino, especialmente de mama. Nesta hora, além do apoio de emendas parlamentares, foi apresentada a iniciativa de mulheres detentoras de mandato (Priscila-Pirajuba, Lu Fachinelli-Uberaba e Juliene-Frutal) que abraçaram a causa e uniram esforços e recursos para colaborar com a instituição nesta área.

A frente presta homenagem à Teresinha Cartafina, apontada como a inspiração para o seu surgimento. Ex-primeira dama de Uberaba, ex-vereadora e presidente por décadas do Hospital da Criança em Uberaba, ela, aos 91 anos, ainda coordena o ‘projeto Colméia Teresinha Cartafina’ de voluntariado.

Vereadoras Lu Fachinelli (Uberaba), Juliene (Frutal) e Priscila (Pirajuba) com as deputadas Leda Borges (federal) e Marli Ribeiro (estadual)