HÉLIO ANGOTTI REGISTRA MAIS DE 1500 NOVOS CASOS DE CÂNCER EM 2022

HÉLIO ANGOTTI REGISTRA MAIS DE 1500 NOVOS CASOS DE CÂNCER EM 2022

O Hospital Hélio Angotti, referência no atendimento e tratamento de pacientes oncológicos de Uberaba e outros 26 municípios da região, divulgou o fechamento dos novos casos de câncer registrados pela instituição no ano de 2022. O trabalho é feito pelo RHC – Registro Hospitalar de Câncer e ajuda a mapear os casos mais frequentes na população da região.
Segundo o relatório, foram registrados 1.554 novos casos de câncer de janeiro a dezembro de 2022. Ao analisar, ano a ano, é possível perceber o crescimento no número de casos (vide gráfico abaixo). “Não é nada exorbitante, mas chama a atenção e tem tudo a ver com a mudança da nossa pirâmide populacional, já que estamos vivendo mais. E vivendo mais, temos mais chances de ter câncer. Por isso a importância de manter uma vida saudável e da prevenção, abandonando tabagismo, alcoolismo, por exemplo”, explica o médico mastologista e presidente de honra do Hélio Angotti, Delcio Scandiuzzi.

As neoplasias malignas de pele lideram os registros, com 353 novos casos. Na sequência, o câncer de mama, com 266; cólon e reto com 170 e câncer de próstata, com 168 registros. Quando a análise é por gênero, 845 registros foram em mulheres e 709, em homens. O público feminino registra mais casos do que os homens desde 2018. “Apesar dos estudos apontarem que homens tem mais riscos de ter a doença, precisamos entender que no Brasil, mais de 51% da população é de mulheres”, ressalta Scandiuzzi.
O especialista reforça ainda a importância de, cada vez mais, se ter instituições especializadas, como é o Hospital Hélio Angotti. “O câncer ainda nos desafia. Há avanços importantes, claro, mas ainda continua sendo uma das maiores causas de mortes em nosso País. Por isso, é preciso investir em tecnologia, médicos capacitados e em uma estrutura que ofereça tudo o que o paciente precisa para diagnosticar mais cedo este câncer, tratar e, assim, aumentar suas chances e qualidade de vida”, finalizou.

 

Mastologista, Dr. Delcio Scandiuzzi, afirma que o câncer é um desafio