HÉLIO ANGOTTI SUPERA DESAFIOS E COMEÇA 2024 COM IMPORTANTES CONQUISTAS ASSEGURADAS

HÉLIO ANGOTTI SUPERA DESAFIOS E COMEÇA 2024 COM IMPORTANTES CONQUISTAS ASSEGURADAS

“Um ano difícil, com muitos obstáculos a superar, mas vencemos e ainda começamos 2024 vislumbrando novos tempos para nosso hospital”. Assim o presidente do Hospital Hélio Angotti, Carlo Cesar Vanucci Pinto define o ano de 2023. Depois de vários anos de um trabalho árduo para reestruturação da entidade que sempre foi referência no atendimento oncológico em Minas e no Brasil, conquistas a tempos almejadas foram alcançadas e possibilitam à gestão, a partir de agora, trabalhar num cenário mais positivo, com imagem renovada e transparência em todas as ações.

A proximidade e o apoio político foram fundamentais para garantir a perspectiva de novos tempos ao hospital. Foi através da união de esforços que a instituição teve seu contrato com a Prefeitura de Uberaba revisado e renovado e conseguiu, junto ao Ministério da Saúde, o complemento de custeio liberado no valor de R$ 18 milhões/ano. “Diversas pessoas foram fundamentais para chegarmos a este ponto, já citadas e devidamente agradecidas. Este olhar mais cuidadoso e focado para o hospital, suas necessidades, o trabalho que é realizado aqui, foi extremamente importante para garantir que, com este recurso, possamos vislumbrar um cenário mais equilibrado em que não tenhamos tanta dificuldade para mantermos as atividades e o atendimento aos pacientes”, disse o diretor executivo, Fernando Nunes Fernandes.

Em se tratando dos avanços diretamente ligados ao tratamento do câncer, o Hélio Angotti colocou o segundo Acelerador Linear (responsável pelo tratamento de Radioterapia, um dos pilares no combate ao câncer, junto com a cirurgia oncológica e a quimioterapia) em funcionamento. “Temos regiões do Brasil que não contam, sequer, com um equipamento desse. Hoje temos três em funcionamento na cidade de Uberaba, dois nossos e um do Hospital de Clínicas. Isso nos possibilita dobrar a capacidade de atendimento e diminuir o tempo de espera para início das sessões”, explica o diretor.

O QUE VEM POR AÍ – Ainda tivemos anúncios importantes, como mais recursos destinados pelo ex-deputado federal, Franco Cartafina, que irão possibilitar a reativação do Cenpre Mulher, aquisição de um novo mamógrafo e a instalação de unidades de Telessaúde em municípios da região. O Hélio Angotti também já tem assegurada a instalação de uma Ressonância Magnética e de um PET-Scan. Sem falar no projeto de Telessaúde chamado HospTele que tem previsão de início ainda no primeiro semestre desse ano.

“Tivemos anúncios importantes de recursos destinados ao hospital que impactam positivamente no atendimento, nos colaboradores. Mas é preciso que fique claro que continuamos com uma realidade que não é exclusiva do Hélio Angotti, mas de todos os filantrópicos. O aumento de custeio, por exemplo, nos permite um respiro, mas não cobre o déficit por completo. E é preciso lembrar que, depois de anos de uma situação financeira precária, não será da noite para o dia que todos os problemas se resolverão. Por isso, continuamos a contar com o apoio da sociedade, dos municípios pactuados e da classe política, para continuarmos a construção de um novo Hospital Hélio Angotti para todos, no patamar que ele merece estar, de destaque e relevância, por tudo que oferecemos aos pacientes que têm em nós, muitas das vezes, sua única chance”, finaliza Fernando.

Movimentação e apoio político foram fundamentais para conquistas celebradas em 2023