HÉLIO ANGOTTI CHEGA AOS 63 ANOS SENDO A ESPERANÇA PARA MILHARES DE PACIENTES

HÉLIO ANGOTTI CHEGA AOS 63 ANOS SENDO A ESPERANÇA PARA MILHARES DE PACIENTES

São mais de seis décadas de atuação. A missão de combater o câncer começou antes mesmo da construção do espaço físico da instituição. Um grupo de médicos liderado por Dr. Hélio Angotti já promovia, na década de 1950, campanhas educativas contra a doença em Uberaba. Mas foi em 1° de março de 1961 que a vontade desses especialistas se materializou. E de lá pra cá, o hospital passou a ser a esperança para milhares de pessoas.

Quando se fala no tratamento do câncer, o Hélio Angotti acompanhou a modernização. “Quando nós éramos estudantes, não se sabia ao menos que cigarro causava câncer. Hoje em dia, estamos falando de percentuais enormes de cura, temos os melhores equipamentos que permitem um tratamento mais individualizado, preciso e seguro. E, em breve, novas tecnologias estarão chegando para dar ainda mais chances de diagnóstico precoce e tratamento, como o PET Scan (já assegurado) e a biópsia líquida, por exemplo”, explica o médico mastologista Delcio Scandiuzzi que, enquanto acadêmico, chegou a morar no Hélio Angotti, do segundo ao quinto ano. Depois, de volta a Uberaba, está na instituição desde 1981.

Inúmeros profissionais já passaram pela instituição e muitos deles consolidaram carreiras aqui. O senhor Jacinto Medeiros, por exemplo, conheceu o Hélio Angotti ao precisar de tratamento e, desde 1965 trabalha no hospital. A técnica em Enfermagem, Marta Salustiano, mais conhecida como Xuxa, se dedica aos cuidados com os pacientes há 35 anos. No corpo clínico, não é diferente. O atual presidente, médico anestesiologista Carlo Cesar Vanucci Pinto, está no hospital desde o lançamento da pedra fundamental, ou seja, há mais de 63 anos!

“Não é da noite pro dia que um hospital desse porte se forma. Sabemos e reconhecemos que durante todos estes anos, muita gente boa passou por aqui e foi construindo o que o Hélio Angotti é hoje”, afirma o diretor-executivo, Fernando Fernandes. Ele destaca que é um desafio, nos dias atuais, manter uma instituição com 96% dos atendimentos feitos via SUS – Sistema Único de Saúde, pelos motivos já de conhecimento público. Mas que os desafios estão aí para serem superados. “E, felizmente, chegamos a estes 63 anos com a esperança de novos tempos. Muitas conquistas asseguradas, um olhar mais cuidadoso dos governantes para a causa dos filantrópicos. Isso nos motiva a continuar oferecendo o melhor que pudermos aos nossos pacientes e colaboradores”, complementa o diretor.

Atualmente, o Hospital Hélio Angotti é a referência para atendimento oncológico em Uberaba e outros 26 municípios mineiros, abrangendo uma região com população estimada em mais de 800 mil pessoas. “E com o crescente número de novos casos de câncer sendo, infelizmente, registrados ano após ano, fica ainda mais forte o propósito do nosso hospital em se tornar a cada dia a melhor chance para quem precisa de nós”, finaliza Fernandes.

Hospital referência no combate ao câncer está com fôlego renovado e de olho no futuro para atender cada vez melhor seus pacientes
Marta Salustiano, nossa Xuxa, completa 35 anos de HHA no dia 21/03
Sr Jacinto, figura das mais conhecidas, tem 59 anos de HHA