Pelo quinto ano, o Hospital Hélio Angotti realizará o projeto “À Flor da Pele” que tem como carro-chefe, o Mutirão de Reconstrução Mamária. Idealizado e coordenado pelo médico mastologista e chefe da Residência Médica em Mastologia da instituição, Cleber Sérgio da Silva, o projeto é 100% viabilizado por meio de doações e parcerias. Em 2024, a intenção é beneficiar 31 mulheres, num simbolismo de “uma mulher a cada dia do mês” de conscientização do câncer de mama, o Outubro Rosa.
A primeira etapa é selecionar as possíveis pacientes. Para isso, estão abertas as inscrições para dois dias de triagem, marcados para 19 e 26 de abril. A ideia é ter 25 mulheres em cada dia para a seleção das 31 que irão, de fato, participar do mutirão. Isso por que muitas podem não se enquadrar por diversos motivos. “A triagem é justamente para sabermos se as interessadas terão, realmente, condições clínicas para realizarem a reconstrução mamária. Diversos fatores são levados em conta, assim como nos procedimentos, diversas técnicas são usadas”, explica Cleber Sérgio.
Podem se inscrever mulheres que tenham passado pelo câncer de mama, realizado a mastectomia pelo SUS e que morem em um dos 27 municípios atendidos pelo Hélio Angotti (macrorregião Triângulo Sul). As inscrições para a triagem podem ser feitas pelos telefones (34) 3318-9929 e 3318-9896, das 8h às 16h, de segunda a sexta.
Em quatro edições, o “À Flor da Pele” já beneficiou 150 mulheres.