Nesta semana, a Fundação Hemominas convocou os mineiros a procurarem as unidades dos Hemocentros Regionais para doar sangue, pois os estoques estão em níveis preocupantes. O Hospital Hélio Angotti, que promove a cada quatro meses, a Captação Hospitalar onde colaboradores vão até à unidade e realizam a doação, reforçou o alerta entre colaboradores e familiares de pacientes.
Segundo a coordenadora da Agência Transfusional do hospital, a biomédica Teresa Campos, todos os meses, são utilizadas uma média de 150 bolsas de concentrado de hemácias e hemoderivados. “Os fatores O+ e O são os mais escassos. Ontem tínhamos apenas quatro bolsas e hoje (quinta) temos cinco do tipo O para atender ao hospital inteiro. Por enquanto não tivemos reflexos, mas a situação preocupa”, explicou. O estoque ideal seria de 26 bolsas, sendo 14 apenas do tipo O.
O Hemocentro Regional tem mantido contato direto com os hospitais e priorizado o atendimento das demandas de urgência. Segundo dados da Assessoria de Captação de Cadastro da Fundação Hemominas, apenas 1,8% dos mineiros são doadores de sangue regulares, sendo que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que esse índice seja de, pelo menos, 3% da população.
Para fazer a doação de sangue, é necessário:
- Estar em boas condições de saúde
- Ter entre 16 e 69 anos de idade – jovens de 16 e 17 anos podem doar, acompanhados pelo responsável legal ou portando autorização. A partir de 61 anos, o candidato à doação precisa comprovar a realização de pelo menos uma doação anterior
- Pesar mais de 50 kg
- Estar bem descansado no momento da doação
- Estar alimentado – após almoço, jantar ou refeições mais gordurosas, deve-se aguardar três horas para efetuar a doação
- Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação
- Não ter sido exposto a situação de risco para doenças transmissíveis pelo sangue
- Não ter tido hepatite após os 11 anos
- Apresentar documento de identificação oficial e original, com foto, filiação e assinatura
Importante também reforçar que os homens podem realizar até quatro doações em um período de 12 meses, com intervalo de 60 dias entre cada uma. Já as mulheres podem realizar até três doações no período de 12 meses, com intervalo de 90 dias.