Termina a greve no Hospital Dr. Hélio Angotti; assistência volta ao normal neste domingo

Antes do fim da paralisação, Direção do Hospital Dr. Hélio Angotti se antecipou e encaminhou ofício solicitando auditoria do DENASUS

Em assembleia realizada nesta manhã e encerrada por volta de 10h30, a maioria dos funcionários do Hospital Dr. Hélio Angotti optou pelo retorno ao trabalho, pondo fim à greve de 11 dias na instituição filantrópica de combate ao câncer. De acordo com a gerente de enfermagem da instituição, Sandra Mara Vieira, a escala dos profissionais de assistência volta ao normal no domingo (13/09).
“O tempo todo nós manifestamos nossa preocupação com os pacientes do Hospital. Saúde é gente cuidando de gente, então o que nós continuamos esperamos é chegar a bom termo para garantirmos a existência aos pacientes de Uberaba e região que lutam contra o câncer. O Hospital continua de portas abertas a tudo e a todos que queiram conhecer e entender os procedimentos realizados pela gestão”, manifesta o presidente da instituição, Délcio Scandiuzzi.
“Aqueles colaboradores que já estavam escalados para trabalhar no domingo, voltam normalmente e quem estava de folga continua, sem alteração na escala”, transmitiu Sandra Vieira aos presentes à assembleia.
Os funcionários acataram a última contrapropostas do Hospital que, entre os principais pontos, mantém em 10% o adicional de assiduidade para todos, enquanto a categoria pedia os 15% previstos em acordo coletivo. O adicional noturno cai de 50% para 40% (a legislação prevê 20%).
Além disso, fica mantido o plano de saúde para os que já possuíam, mas serão cortadas as gratificações por responsabilidade técnica (RT). Quanto à estabilidade, essa também ficou mantida em 60 dias para os grevistas.
O pagamento da assiduidade cortada, de julho/2015, fica previsto para fevereiro/2016 e maio 2016. Os grevistas pediam esse pagamento nos próximos meses, mas ainda em 2015, porém a instituição alega falta de recursos.
Outro ponto importante é o cronograma de dispensa. Uma lista de profissionais dispostos a deixar a instituição será elaborada com a participação do Sindicato dos Trabalhadores em Hospitais (SindSaúde), para um plano de dispensa pelo Hospital, com os direitos de quem é mandado embora.

Direção do Hospital se antecipa e solicita auditoria do DENASUS

Antes do fim da paralisação das atividades por uma parcela dos seus colaboradores diretos, a direção do Hospital Dr. Hélio Angotti se antecipou e encaminhou ao Ministério da Saúde um requerimento de auditoria administrativa, financeira e assistencial.
O pedido, encaminhado ao Departamento Nacional de Auditoria (DENASUS), com data de 09/09/2015, informa que o Hospital passa por “grave crise econômica financeira, que culminou com movimento de greve de seus funcionários, em decorrência de cortes de benefícios e demissões”.
Está registrado no documento ao DENASUS que “também o corpo clínico está há seis meses sem receber” e que “os médicos passaram a fazer contingenciamento de suas atividades a partir de 01 de setembro de 2015, dos atendimentos ambulatoriais de casos novos com redução dos procedimentos eletivos terapêuticos e diagnósticos”.
A direção do Hospital de Câncer aponta ao DENASUS “insuficiência de recursos pela baixa contratualização na média complexidade, que está há quatro anos sem sofrer reajuste”, o que na avaliação dos diretores “vem comprometendo o ressuprimento de medicamentos e materiais utilizados no tratamento dos pacientes, bem como o pagamento de honorários médicos e fornecedores”.
Todo esse cenário é apresentado como fundamento para o pedido de auditoria, endereçado ao chefe do Serviço de Auditoria no Estado de Minas Gerais (SEAUD), João Batista da Silva. O documento do Hospital Dr. Hélio Angotti é assinado pelo presidente Délcio Scandiuzzi, pelo diretor técnico Gabriel Prata Rezende e pelo diretor administrativo e financeiro José Carlos de Almeida.

Abaixo o documento encaminhado ao DENASUS

Paulo Ferreira
Assessor de Imprensa
imprensa@helioangotti.com.br
55 34 3318 9918
55 34 9676 0297
Hospital Dr Hélio Angotti – O hospital de câncer de Uberaba/MG
Salve vidas. Acesse 
www.helioangotti.com.br | https://www.facebook.com/hhelioangotti