NOVEMBRO AZUL CHEGA COM ALERTA PARA CONTINUIDADE DA PREVENÇÃO

NOVEMBRO AZUL CHEGA COM ALERTA PARA CONTINUIDADE DA PREVENÇÃO

As estatísticas são alarmantes: um a cada seis homens acima dos 40 anos tem câncer de próstata. Um a cada 41 homens morrerá da doença no Brasil. Os dados são revelados pelo médico urologista do Hospital Hélio Angotti, Luciano Pousa Cartafina. E sabe-se que o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais prevalente no homem, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Como causa de morte entre os homens, o câncer de próstata fica atrás somente do câncer de pulmão, em nosso País.

Outros números chamam a atenção para a importância da prevenção. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deverá ter a cada ano do triênio 2020/2022, 65.840 novos casos de câncer de próstata diagnosticados. Somente no Hélio Angotti, nos últimos três anos (2017, 2018 e 2019) foram diagnosticados 442 novos casos de câncer de próstata. “O câncer de próstata pode ser uma doença grave, mas a maioria dos homens diagnosticados com a doença, não irão morrer por causa dela”, tranquiliza o médico.

Luciano explica que o importante é seguir o que preconiza as entidades de saúde. “Devem começar a prevenção os homens acima de 45 anos de idade, ou, acima dos 40 quando houver parentes que tiveram a doença”, explica. Cartafina diz ainda que é preciso estar atento a alguns possíveis sintomas de câncer de próstata ou de estreitamento do canal da próstata:

– Dificuldade para urinar, para começar a urinar pela manhã ou quando fica muito tempo parado, sentado (como numa viagem, por exemplo);
– Jato urinário fraco;
– Acordar a noite para urinar;
– Sensação de peso em cima da bexiga;
– Urgência para urinar (tem que ir depressa senão urina na roupa);
– Sangue na urina.

“É importante frisar que a próstata pode não apresentar nenhum sintoma desses citados acima, daí a importância da visita periódica ao seu urologista. Dor óssea pode ser um sintoma do câncer que saiu da próstata e foi para os ossos”, afirma o urologista.

Luciano comentou ainda que a pandemia do Novo Coronavírus, além de ceifar vidas, mudou nosso modo de viver e afetou em cheio, principalmente no começo, os serviços de saúde impedindo o acesso dos pacientes a uma consulta para exames de diagnósticos e consequente tratamento. “Mas precisamos que os homens se conscientizem, cuidem de sua saúde e lembrem-se de que é preciso dar valor à sua família”, disse Luciano, reafirmando o que sempre é dito de que “o exame de toque retal é rápido, indolor e complementado pelo PSA (exame de sangue)”.

NOVEMBRO AZUL NO HÉLIO ANGOTTI
Também por conta da pandemia do Novo Coronavírus, em 2020, não será realizado o mutirão de exames de prevenção ao câncer de próstata no Hospital Hélio Angotti, por conta das medidas de segurança que impedem a aglomeração de pessoas. “No ano passado, nós recebemos, a cada sábado, cerca de 250 homens aqui, seria impossível seguir as regras sanitária impostas pela pandemia e manter este atendimento neste ano”, explica o diretor executivo do HHA, Fernando Fernandes.
O município de Uberaba, por intermédio da Secretaria de Saúde, vai promover campanha, a partir do dia três, para incentivar os homens de 50 a 75 anos a fazerem os exames (ou acima de 45 no caso de homens negros ou com parentes diagnosticados com a doença).

 

 

Dr. Luciano chama a atenção para rotina de exames, mesmo sem sintomas